Eventos

TEMarte

Tema: Os pequenos nos convidam a experimentar.

Justificativa: Na vivência, a criança aprimora suas habilidades, a concentração, interage em grupo, compartilha suas experiências, descobertas e impressões, e desenvolve a autoestima, na medida em que se sente livre e confiante para se movimentar e experimentar, sem a preocupação com a perfeição do produto, mas sim com o processo de elaboração. Esse processo engloba controle corporal, coordenação, equilíbrio, motricidade, sentir, ver, ouvir, pensar, falar, ter segurança e confiança em si e no adulto que a acompanha, o qual atua numa postura de coparticipação e não de controle.

Objetivo: Explorar as características e propriedades dos diversos materiais em relação a sua flexibilidade, cheiro, gosto, consistência, espessura, tamanho… e expressar suas emoções por meio das cores, linhas e formas, sem medo de crítica.

EI 4-Eles têm a Arte dentro de si.
EI 5-Eles criam Arte.
1º Ano-Eles nos dizem algo.
2º Ano-Algo atraente e sedutor.
3º Ano-Algo que reconhecemos.
4º Ano-Algo que não podemos explicar.
5º Ano-Tudo é muito maior.

Festa da Colheita

Tema: Educando com a Agricultura e Pecuária

Justificativa: O envolvimento das crianças deve ser no sentido de estimular a sua participação na produção, consumo e importância na Agricultura e Pecuária, das hortaliças e ervas medicinais na alimentação, em especial, pelas crianças.

Objetivo: Garantir com o projeto: cores aroma e sabores a importância de uma alimentação saudável. Contribuir com ações que sejam o bem-estar físico e mental gerando conhecimentos sobre si e o outro em busca do respeito, cooperação e autonomia. Ampliar e reforçar as informações que são passadas para as crianças no dia a dia, ajudando a melhorar e desenvolver suas noções sobre os hábitos alimentares e a cultura de consumo de alimentos naturais.

EI 4-Horta
EI 5-Pomar
1º Ano-Animais de Campo
2º Ano-Ambiente Rural e Urbano
3º Ano-Pecuária
4º Ano– Agricultura
5º Ano-Produção de Grãos e Exportação

Folclore na Escola

Justificativa: Ensinar ao aluno que os elementos de sua própria cultura fazem parte do folclore brasileiro é um dos maiores desafios enfrentados por professores ao tratar do tema. Quando chegam à escola, as crianças trazem com elas os elementos culturais que estão mais próximo delas. Por isso, explicar a elas que essa “cultura caseira” faz parte da noção de folclore funciona melhor do que simplesmente apresentar lendas e mitos sem contextualizá-los.

Objetivo: Estimular os estudantes a pesquisar sobre suas próprias comunidades e até mesmo hábitos familiares; trazer questões para a sala de aula é contar que o conjunto desses costumes determina os aspectos culturais de um povo; identificar diferenças e semelhanças na celebração da festa no restante do Brasil e levantar diversos elementos do folclore.

EI 4-Músicas
EI 5-Histórias
1º Ano-Personagens
2º Ano-Brincadeiras
3º Ano-Remédios Caseiros
4º Ano– Adivinhações
5º Ano-Comidas

Momento Cívico

Tema: Construção do civismo

Justificativa: A finalidade educativa inspirada nos princípios da liberdade e nos ideais da solidariedade humana, visa o pleno desenvolvimento da pessoa e o preparo para o exercício da cidadania. Entende-se que esta é uma forma de resgatar os valores cívicos e fazer com que os alunos se tornem cidadãos conscientes do seu papel na sociedade. O civismo é uma atitude que se aprende, comportamento que se desenvolve e é parte do ato de educar.

Objetivo: Estimular e praticar a conscientização das crianças ao amor à pátria; praticar o bem como ser cidadão e trazer para todos uma mensagem da importância dos estudos e de uma boa educação.

Procedimento:
1-A execução semanal do Hino Nacional na IESI, que acontece todas as 6ª feiras.
2-Estudos dos símbolos pátrios.

Feira de Ciências

Justificativa: Para a Escola a Feira de Ciências é o principal evento que leva a criança a investigar sobre como as coisas acontecem. Levar as crianças a fazer e registrar seus feitos torna o aprendizado significativo.

Objetivo: Preparar conceitos com o intuito de atingir certos objetivos e repensar as questões questionadas; propiciar a verdadeira valorização do aspecto cientifico escolar; levar as exposições a seus espectadores para estimular a troca de conhecimentos.

EI4– Coisas estranhas
EI5– Subir e descer
1º Ano-Explosão de Arco-íris
2º Ano-Cores no copo
3º Ano-Cores misturadas
4º Ano-Cores estreladas
5º Ano-Coca cola diferente

Contato

Mensagem enviada com sucesso